> home  
   
   
     
 

 
     
  < Voltar para Menu Retrospectiva  
     
 
  Seminário // Gerenciamento de Projetos  
     
  Enfoque:  
     
 

AEstamos continuamente procurando novos aprendizados. Queremos fazer crescer nossa capacidade de ser o agente executor das mudanças necessárias para as empresas.

Quando falamos em mudança, falamos em planejar e fazer algo novo; normalmente melhor, mais barato e tornando a empresa mais competitiva no mercado onde atua.

É comum dizermos no dia a dia: "Temos idéia clara do que queremos e agora precisamos de um projeto para esse novo produto/serviço." Ou então assim: "Quem pode ficar responsável por esse projeto de melhoria?"

O gerenciamento de projetos, tema de nosso encontro, é uma prática da administração que tem sido reconhecida como fundamental para a sobrevivência das empresas e o sucesso de seus executivos. Sua aplicação é, atualmente, entendida como necessária em empresas de todos os ramos de atividade, e não mais apenas naquelas de construção pesada.

Gestores de RH, MKT, Qualidade, Administração, Operações, Tecnologia e outras áreas de gestão, têm seus projetos e esperam, logicamente, obter resultados excelentes para todas as partes envolvidas (stakeholders). O tamanho do desafio torna imprescindível o conhecimento e a habilidade para executar projetos.

Convidamos palestrantes experts, professores experientes na disciplina, para aprofundar o conceito, as técnicas de implantação e a investigação da prática de execução. Além disso, programamos amplo painel de debates que contará com mais dois "pesos pesados" para explorar, juntamente com a platéia presente, os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos.

Vamos falar de suas responsabilidades, autoridade e poder de atuação. Em resumo, o foco é a sua carreira como Gerente de Projetos. Em uma tarde bem aproveitada, teremos grande valor agregado, de fundamentos e preparo para a ação.

Marlene Ortega de Camargo
Diretora Executiva

 
     
  A conceituação, a importância e as particularidades do Gerenciamento de Projetos  
     
 
 

Mario Mariotto
Diretor Presidente - Ductor Implantação de Projetos

Cada vez mais o trabalho é orientado para a realização de projetos. Os executivos necessitam dominar conceitos e técnicas fundamentais para obter benefícios potenciais resultantes de sua aplicação. Adicione-se aí, a possibilidade de terceirização do gerenciamento de projeto.

Conceituação de Projeto. Definição do Produto e das Atividades e Recursos Necessários para realizá-lo

Ciclo de Vida de um Projeto e suas Fases

Cronograma e Orçamento ­ Os Processos de Planejamento e Controle

A Equipe do Projeto. A Organização Interna e o Gerenciamento Contratado

 
     
  Gerência de Projetos nas Organizações  
     
 
 

Paulo Ferrucio
Gerente de Projetos ­ Lucent Technologiesl

É muito importante um forte link entre projeto e estratégia. As prioridades devem ser dadas aos projetos que mais deverão adicionar valor para a organização. Após criar o portfólio de projetos, estabelece-se um processo formal de implementação e gerenciamento de projetos.

- Lições Aprendidas
- Habilidades do Gerente e da Equipe de Projetos
- Fatores Críticos de Sucesso
- Gerência de Projetos como Profissão

 
     
  O Projeto Blue Macaw/Celta  
     
 
 

Roberto Tinoco
Diretor de Operações de Manufatura ­ General Motors

Serão apresentadas e discutidas as etapas de implementação do Projeto Celta, bem como a organização e técnicas utilizadas pelo grupo gestor daquele projeto.

- Passos para Estabelecer a Dimensão do Projeto
- A Definição e as Regras do Grupo de Trabalho
- Cronograma, Orçamento, Controle de Riscos
- Ajustes e Apresentação de Resultados do Projeto

 
     
 

PAINEL INTERATIVO

 
     
 

Sessão de debates com os membros da mesa e convidados.

Coordenação: Didier Maurice Klotz ­ D&F Consultoria Empresarial
Estamos na era do Gerenciamento de Projetos. Todos os esforços devem ser dirigidos para que os motivos de falhas sejam removidos desse processo.

Participação especial: André Barcaui ­ Diretor de Desenvolvimento de Mercado ­ ESI International ­ Região Brasil. Investigar as questões técnicas e culturais produz resultados de enorme valor ao Gerente de Projetos que atua em complexo ambiente de interfaces internas e externas.

 
     
  Agenda  
     
 

13h45 Abertura
14h00 Mario Mariotto - Diretor Presidente, DUCTOR
15h00 Paulo Ferrucio - Gerente de Projetos, LUCENT
16h00 Coffee Break
16h30 Roberto Tinoco - Diretor de Operações de Manufatura, GM
17h10 Painel Interativo
18h00 Encerramento

 
     
  < Voltar para Agenda de Eventos  
     
     
   
  copyright © Universo Qualidade