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  SEMINÁRIO // Código de Ética nas Empresas
Dilemas, Desafios, Modelos e Benefícios
 
     
  Enfoque  
     
 

Estamos todos intimidados pelo tema ética. Somos conscientes de que os padrões de ética estão sendo quebrados, alimentando comportamentos não-éticos nas relações pessoais, na política, nos negócios.

As empresas ao estabelecerem para seus colaboradores metas a serem sempre cumpridas no curtíssimo prazo, acabam por influenciar a conduta ética dentro do ambiente de trabalho.

Quando os empregados são questionados a respeito do que os leva a comportamentos não-éticos, afirmam ser os objetivos financeiros e empresariais abertamente agressivos.

A tarefa no mundo dos negócios começa na capacidade de reconhecer e admitir as dificuldades de gerir as questões éticas em ambientes altamente competitivos e caminha para a identificação de ações práticas para evitar conseqüências pessoais e de imagem para a empresa.

Estamos no melhor momento para a implantação de um programa ético amplo e eficaz, que dissemine prioritariamente os valores e as políticas organizacionais, e do qual deve fazer parte um código de conduta que dê orientação suficiente às pessoas de como se comportarem.

A UQ abre a agenda de eventos de 2003 com a discussão do conceito, dos dilemas, e a apresentação de distintos modelos de código de conduta ética.


Marlene Ortega de Camargo
Diretora Executiva

 
     
  COMO PRATICAR A ÉTICA EMPRESARIAL SEM ABRIR MÃO DA LUCRATIVIDADE  
     
 
 

JOAQUIM MANHÃES MOREIRA - MMAA
Presidente do Conselho de Sócios

Consultor em matéria de Ética Empresarial e autor do livro "A ética empresarial no Brasil", Manhães acredita que obedecer aos princípios éticos garante às empresas continuidade e imunidade a perdas patrimoniais e morais. Tais princípios exigem determinação dos sócios e acionistas para obter posturas compatíveis das pessoas que integram as organizações.

- Como ligar responsabilidade ética e tomada de decisões
- As responsabilidades legais versus as responsabilidades éticas
- Auditorias Éticas - O que é ético em cada relacionamento mantido pela empresares.

 
     
  CRIANDO UM CÓDIGO DE ÉTICA  
     
 
 

PETER NADAS - FIDES
Presidente do Conselho da Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social

Face ao tempo que todas as pessoas dedicam hoje a atividade nas empresas, o ambiente que encontram nessa atividade influirá sobre sua maneira de ver o mundo. Assim, os padrões de comportamento ético da empresa terão influência decisiva sobre a conduta de todos os que a ela estão ligados.

- Introdução - Natureza e origem dos códigos de ética
- corporativa
- Processo para iniciar a implementação de um código
- Etapas de montagem e conteúdo do código

 
     
  A INTRODUÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DE SAÚDE  
     
 
 

RANDAL LUIZ ZANETTI - ODONTOPREV
Diretor Presidente

Chega um momento, na vida de uma organização, que para preservar seus valores e sua cultura, torna-se imprescindível a formalização de um código de ética.

O seu conteúdo, sua forma de abordar os temas, sua introdução no contexto humano da companhia são únicos e devem respeitar o legado. Entretanto, a adesão genuína, o exemplo e a coerência das lideranças é essencial em qualquer caso bem sucedido.

- O código de ética e o momento da organização
- Definindo os tópicos a serem abordados e sua amplitude
- A comunicação, o exemplo e a coerência das lideranças

 
     
  A IMPLANTAÇÃO DO COMPROMISSO GE COM A INTEGRIDADE
 
     
 
 

ELOY CAMPAGNONI ANDRADE - GE DO BRASIL
Diretor Jurídico e Ombudsman

Precisamos de esforço constante para promover melhorias éticas, principalmente nas áreas onde identificamos maior risco de conflitos dessa origem. Ao implantar o código de conduta, proporcionamos uma referência completa para a tomada de decisão ética em todas as áreas da empresa.

- O compromisso de uma conduta legal e ética
- O processo de implantação do código de conduta
- Os desafios diários para cumprir o texto e o espírito das
- diretrizes

 
     
  O PAPEL DO HOMEM PARA O ÊXITO DA ÉTICA  
     
 
 

ANNA SHARP - INST. NÚCLEO DO SER
Consultora Empresarial

Seria o poder inimigo da ética? O Homem como ser social tem se rendido ao ser político/econômico, que age apenas em função de seus próprios interesses? A verdade é que enveredamos pelo caminho do TER para galgar o poder. Agora, reconhecendo que os resultados colhidos não foram somente positivos, entramos na era do SER, em busca do potencial, da competência individual, do conhecimento, da comunicação e da cooperação entre as pessoas, revitalizando os conceitos de moral e ética.

- As pressões para agir de forma antiética e ilegal
- Empresas-Agentes morais responsáveis pela conduta de
- seus empregados
- Valores que queremos compartilhar em um mundo de
- velozes mudanças

 
     
  Agenda  
     
  13h15 Entrega de Credenciais
13h30 Abertura
13h45 Joaquim Manhães - Manhães Moreira Advogados Associados
14h25 Peter Nadas - FIDES
15h05 Coffee Break
15h40 Randal Luiz Zanetti - Odontoprev
16h10 Eloy Andrade - General Eletric
16h40 Anna Sharp - Instituto Núcleo do Ser
17h20 Sessão de Perguntas
18h00 Encerramento
 
     
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