> home  
   
   
     
 

 
     
  < Voltar para Menu Retrospectiva  
     
 
  COMUNICAÇÃO INTERNA CORPORATIVA
Na Sustentação da Estratégia e na Gestão das Crises
 
     
  Enfoque  
     
 

O Quais razões levam os líderes empresariais a não comunicarem?

Primeiro porque é mais fácil não fazer e não dizer nada aos funcionários; segundo porque esses líderes precisam de ajuda para acreditarem na validade da comunicação. Podemos até estar preparados para dar notícias boas, mas o mesmo não se pode dizer quando as notícias são ruins.

Ao preparar seus gerentes para a comunicação, a empresa permite que eles liderem as "tropas" em momentos difíceis, nas mudanças. Freqüentemente nada mais é requerido além do diálogo. A necessidade básica é explicar aos funcionários ­ com respeito e cortesia ­ o que está acontecendo, porque, como os afeta ou poderá afetá-los. E os resultados dessa atitude podem ser fantásticos com as pessoas e para os negócios.

A Universo Qualidade vai tratar francamente da questão da Comunicação Interna. Rever as novas e velhas tecnologias utilizadas na comunicação e seus impactos na maneira pela qual as mensagens são disseminadas. Mostrar as necessidades dos gerentes e indicar o que pode ser feito nas organizações para melhorar a situação, nem que seja um pouco. Nem sempre podemos alcançar o maior benefício, mas apenas o suficiente para manter-se no meio competitivo.

Uma coisa é certa: os funcionários não precisam ser deixados sozinhos enquanto esperamos que a comunicação seja transmitida a eles por osmose.

Marlene Ortega de Camargo
Diretora Executiva

 
     
  A REALIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO MUNDO CORPORATIVO  
     
 
 

CHRISTINA CARVALHO PINTO
Sócia-Presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação

Existe mesmo a determinação dos gerentes para levar entusiasmo aos funcionários nesse atual ambiente empresarial tão incerto e repleto de perigos e desconfortos?

Na prática constatamos que é difícil para eles atacarem a tarefa de informar e conquistar o verdadeiro comprometimento de suas equipes. Se conversarmos francamente poderemos compreender os motivos que levam as empresas a obterem resultados tão pobres com a Comunicação Interna e, ao mesmo tempo, descobrir pistas importantes para a boa comunicação.


- O que as empresas querem comunicar e o que elas verdadeiramente comunicam

- As barreiras para a Comunicação Interna

- A habilidade gerencial para expor-se e enfrentar os funcionários cara a cara

- A Comunicação Interna evitando ou produzindo oestresse no trabalho

 
     
  FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PARA DESENVOLVER PESSOAS E NEGÓCIOS
 
     
 
 

SAUL FAINGAUS BEKIN
Diretor S.B. & C.A. - Advisors on Marketing & Endomarketing ® Affairs - SP

O criador do conceito EndoMarketing® entende que a comunicação interna é um poderoso instrumento para realizar trocas, construir a lealdade nos relacionamentos com o público interno integrando a noção de "cliente" nos processos organizacionais internos.


- Muito se pode fazer com o Marketing para engajar os funcionários nos objetivos empresariais

- Comunicação interna: pessoal, impressa, telefônica, eletrônica ou digital??

- Colocar o cliente em segundo lugar ??

- A liderança gerencial voltada para o alinhamento da produtividade pessoal com os processos

 
     
  OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA NA AVON  
     
 
 

LÍRIO CIPRIANI
Diretor do Instituto Avon

Em essência, a Comunicação Interna é importante para criar e sustentar o engajamento entre os colaboradores e prepará-los para representar a companhia da melhor maneira possível. Muitos colaboradores de nível médio recebem informações sobre volume de vendas, satisfação dos clientes, resultados financeiros. Essas informações apesar de úteis para esses colaboradores não tocam aqueles da linha de frente. É preciso esclarecer o conceito e treinar o grupo de gerentes e supervisores para a Comunicação Interna eficaz.

- O papel de comunicador dos líderes na Avon

- Como a comunicação favorece a concentração de esforços nas tarefas necessárias

- A mensagem comunicada explicitamente versus a comunicação oculta

- Como fazer para que o fluxo da informação seja rápido, simples e eficaz

 
     
  Agenda  
     
  13h30 Entrega de Credenciais
13h45 Abertura
14h00 Christina Carvalho Pinto - GRUPO FULL JAZZ DE COMUNICAÇÃO
15h00 Saul Faingaus Bekin - S. BEKIN & CONSULTORES ASSOCIADOS
16h00 Coffee Break
16h30 Lírio Cipriani - AVON COSMÉTICOS
17h30 Painel Interativo
18h00 Encerramento
 
     
  < Voltar para Agenda de Eventos  
     
     
   
  copyright © Universo Qualidade