> home  
 
   
     
 
EDUCOMUNICANDO - 122
 
     
     
     
  > Voltar  
     
 
 
 
   
     
 

Inovação é essencial para empresa ser produtiva e competitiva, defende CNI

Matéria veiculada no site da Anpei, no dia 07/07/2009.

A inovação deve ser componente essencial na estratégia empresarial e foco para o aumento da produtividade das corporações. Essa foi uma das conclusões da reunião do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), criado pela CNI e que reuniu cerca de 100 empresários em São Paulo, no dia 26 de junho, para discutir a importância que a inovação tem na competitividade das empresas.

Entre os industriais presentes estavam Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau; Pedro Wongtschowski, do Grupo Ultra; Cledorvino Belini, da Fiat; Carlos Thadeu da Costa Fraga, da Petrobras; Rodolfo Fucher, da Microsoft; Rogelio Goldfarb, da Ford; Saulo Porto, da IBM; Samuel da Almeida Lima, da Votorantim; Reginaldo Arcuri, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Élcio de Lucca, do Movimento Brasil Competitivo; e Gabriel Ricco, da Câmara Americana de Comércio (AMcham).

Segundo o diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, com o objetivo de alinhar a agenda da inovação, o MEI tem reunido grandes empresas engajadas no tema. “Pela influência que essas indústrias têm, a agenda ganha maior repercussão no meio empresarial”, observa.

“Com o mercado interno atuando de forma sólida, o momento pede o reposicionamento de nossa atuação. Inovação é conteúdo essencial da estratégia empresarial e da mobilização do MEI. O processo para ser virtuoso tem que se instalar na cadeia produtiva: empresa inovadora, fornecedores e clientes. Essa cultura para ser instalada exige esforço de todos partícipes: governo, indústria e sua representação política. Esse círculo virtuoso deve chegar aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e, via Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), às pequenas empresas.”

Essa ação da CNI, acrescenta o diretor, visa o 3º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que vai se realizar no dia 19 de agosto. “No encontro, vamos divulgar um manifesto empresarial pela inovação, destacando a importância desse fator na agenda de competitividade das empresas.” A ideia, informa Lucchesi, é levar a um maior protagonismo empresarial pela inovação.

 

 
  > Voltar  
     
   
  copyright © uniqual | webdesign hiroshi homma ®